Gotas de Slow

Pontos para compartilhar selecionados do boletim Desacelera de Fevereiro de 2022.
O Desacelera é uma newsletter mensal de informações do universo slow com curadoria de Mi Prazeres.
Para assinar, acesse o site do DesaceleraSP e cadastre seu e-mail.

O sentido do trabalho: amanhã, sexta, 4/2, às 12h, tem live de capa da Revista Vida Simples. Uma conversa necessária sobre trabalho e saúde mental. No instagram da Revista do DesaceleraSP.

Burnout: entenda o que muda com a nova classificação da OMS para síndrome. Para nós, a classificação é um gesto de grande relevância. Leia sem pressa.

Pressa, questão coletiva – Confira a reportagem de Isabella Abreu, do UOL VivaBem, sobre cultura da velocidade e por que estamos escolhendo acelerar a vida. Leia sem pressa.

Os 7 tipos de descanso: Nossas parceiras da Fatigatis prepararam uma lista que descreve os descansos físico, mental, espiritual, emocional, sensorial, social e criativo. A gente contou tudo aqui, no nosso Insta.

REDE DESACELERASP: potencializando parceiros que estão construindo uma São Paulo mais humana

Escola de Educação Infantil Catavento: Nesta época do ano, achamos que faz sentido contar mais sobre o trabalho do Berçário e Escola de Educação Infantil Catavento, parceira da Rede desde a primeira edição do Dia sem Pressa, onde esteve presente na organização do espaço slow kids. 

Prática de Hatha Yoga e Taças Tibetanas para quadros depressivos e ansiosos: Duas práticas poderosas que se potencializam entre si numa só experiência única, para pessoas com depressão, ansiedade, bournout, síndrome do pânico. Informações e contato com Sylvia Soglia pelo whatsapp: (11) 99930 5177

Oficina Ativismo Delicado – consciência participativa e a natureza da mudança: Em São Paulo, SP de 11 a 13 de fevereiro. Encontros exploram a unicidade de cada um na facilitação com grupos, mas também aquilo que compõe a ideia de uma “atitude facilitativa”, que permeia às diversas práticas de atuação com grupos. Informações e inscrições em www.cesarmatsumoto.com

Pão a Pique – Ebook com receitas de Pães, bolos e outras delícias feitas em casa e com ingredientes das hortas e quintais de Minas. Disponível aqui.

Territórios gastronômicos do Velho Chico – curta-metragem que aborda as culturas alimentares de três povos indígenas da Mesorregião do São Francisco Pernambucano, a partir das memórias e receitas de seis de suas Mestras Cozinheiras de Tradição: 1) o Pirão de Peixe, do Povo Indígena Truká, da Ilha da Assunção, no Município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco; 2) o Pão de Catolé, do Povo Indígena Pankará, na Serra do Arapuá, Município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Itaparica; 3) a Imbuzada, do Povo Indígena Pankararu, da Serra de Tacaratu, no Município de Tacaratu, também no Sertão de Itaparica. Disponível aqui.

Conheça o “Lendo na Praça”, projeto social, sem fins lucrativos, que busca democratizar o acesso a cultura e informação. Hoje, além de uma casinha com livros de livre circulação, o projeto promove contação de histórias em parceria com a editora Miolo Mole e atividades de educação ambiental, regeneração do espaço e sustentabilidade com a UNA, empresa da rede Desacelera-SP. Confira o perfil @lendonapraça no Instagram ou entre em contato pelo WhastApp: 11-98111-3571.