Dia sem Pressa 2024: programação com detalhes das atividades
Domingo, dia 3 de novembro de 2024, das 10h às 18h, no Sesc Pinheiros
Praça
10h – Saudação inicial – Michelle Prazeres, do Instituto Desacelera
10:15 – 11:15 – Aula aberta de práticas corporais
12:00 – 13:00 – Vivência Brincar com os Elementos da Natureza, com Pé de Baraúna
Descrição:
Nesta atividade, vamos brincar com os elementos da natureza. O espaço estará ambientado para que as famílias brinquem com terra, água, ar e o fogo.
Atuar com a natureza como fio condutor do brincar é trazer a pessoa para o presente – cada elemento tem uma função no emocional e cognitivo para que as pessoas que estiverem por ali se coloquem presentes e exerçam o seu brincar.
Mini Bio: Renata Amaral Teixeira Correia – Fundadora do espaço Pé de Baraúna. Atua com comunicação e cultura há mais de 20 anos, produziu e atuou em pesquisas iconográficas para mais de 30 documentários culturais por meio do Instituto Itaú Cultural, Vídeo Produtora Abril e São Paulo Companhia de Dança.
13:30 – 14:30 – Vivência Pausa para a Natureza, com Peperômia Urbana
Descrição
Nesta vivência, usamos a natureza como gatilho para sair das preocupações da mente e gerar o equilíbrio do nosso sistema nervoso. O encontro se divide em três partes: (1) uma breve introdução sobre o tema e a importância da prática; (2) uma prática de respiração e coerência cardíaca sentados no mesmo lugar onde ocorreram as instruções; (3) uma caminhada para encontrar pedacinhos de natureza a sua volta e se conectar com ela, de acordo com o que foi instruído e praticado.
Mini Bio: Letícia Momesso é fundadora da Peperômia Urbana. Desde 2010 conectando pessoas com a nossa Natureza através da Peperômia Urbana.Ministrou atividades de Jardinagem Afetiva durante a primeira década da Peperômia Urbana, gravou na EduK o curso de Hortas para Pequenos Espaços e criou o primeiro Curso Online de Terrários no Brasil.
15:00 – 16:00 – Vivência Movimentos descansativos com Eutonia, com Gabriela Fernandes de Jesus
Descrição:
Um convite para sentir o tempo do corpo.Um respiro pra cultivar a presença em sua força regenerativa.Nesta prática corporal, vamos conversar com a força da gravidade, acessando nossos ossos. A Eutonia é uma terapia somática que ensina modos gentis de conhecimento e cuidado de si e coletivo, num aprendizado vivo de dosar e direcionar forças, em pausas e ações..
Vamos juntos?
Mini bio: Gabriela Fernandes é terapeuta eutonista, instrutora de Yoga, bailarina e educadora brincante em Santos/SP. Há mais de 20 anos ensina autocuidado com práticas corporais.
17:00 – 18:00 – Show com Ivan Vilela
Ginásio Topázio – 5º andar
O ginásio abrigará um conjunto de ações em diferentes subespaços que irão conviver ao longo do dia de programações de forma a proporcionar ao público diferentes possibilidades de descanso, regeneração da atenção, cuidado e bem-estar.
Espaço de escuta
12:00 – 13:30 – Performance Retalhos de Memórias, com Anna Cecília Junqueira
Descrição:
“Coleciono Retalhos de Memórias” é uma performance de escuta ativa que convoca as pessoas a sentarem, escolherem um retalho de tecido disposto na mesa, e contar uma memória para a artista – enquanto ela costura o pedaço de tecido em um grande manto de “memórias”. O intuito é provocar as memórias das pessoas através do tempo da fala e da escuta ativa a fim de instaurar um gesto de cuidado e atenção com o outro e de reconstrução do passado a partir da experiência presente.
Mini Bio:
Anna Cecília Junqueira – Atriz, performer e produtora, a multiartista, além de trabalhar como atriz com Grupo Tapa e outros diretores, desenvolve performances de cuidado e afeto. Em 2020, em meio a pandemia, foi às ruas com “Liberte Um Sorriso”, selecionada para integrar a abertura da Virada Sustentável e, posteriormente, convidada em 2021 pelo 4#Festival Mime in Motion, em Montpellier, na França.
14:00 – 17:00 – Escuta no SESC, com Débora Andrade, Irani Gall e Rosa Moyses
Descrição:
Um convite para experimentar um espaço individual de fala para pensar, refletir sobre si e sobre o que pode ser mudado na sua vida em relação à aceleração.
As psicanalistas da Clínica Social de Psicanálise do Projeto Instigar farão um plantão de escuta aberto a qualquer interessado/a/e através de um atendimento individual, durante o qual a pessoa poderá falar livremente de inquietações e angústias.
Inscrições: Os atendimentos são limitados. Os interessados deverão se inscrever pessoalmente no espaço onde a atividade será oferecida e reservar seu horário de atendimento preenchendo um formulário.
MINI-BIOS
1 – Débora Andrade
Psicanalista e supervisora clínica, com um percurso de 19 anos em psicanálise. Idealizadora e gestora do Projeto Instigar. Participa do coletivo Por Um Viver Mais Criativo.
2 – Irani Gall
Psicanalista, faço atendimento clínico de adultos e de adolescentes.credenciada na Rede de Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP desde 2014 para atendimento psicanalítico. Graduada em Administração de Empresas na Universidade São Camilo.
3 – Rosa Moyses
Cientista social e psicanalista. Estudiosa das questões relativas ao
envelhecimento humano. Atende adultos e idosos em clínica particular. Integra a equipe da Clínica Sustentável de Psicanálise do Projeto Instigar.
Espaço – Mesas de Oficinas
Oficina de Costura – Slow Stich :”Retalhos de tempo”, com Fabiana Sakihara
Através do Slow Stitch (costura lenta) e inspirados pelo Boro (antiga prática japonesa de remendar peças), vamos fazer uma pequena composição abstrata com retalhos. Este é um convite para o participante desacelerar, ficando menos preocupado com resultados e mais aberto a desfrutar do processo ao longo do fazer manual.
Fabiana Sakihara é designer de moda, artesã e professora de costura, bordado e Sashiko. Em seu projeto Maipeesu (pessoas que fazem as coisas no seu próprio ritmo, em japonês), usa o têxtil como ferramenta de comunicação e conexão.
12:00 – 14:00 – Oficina de Incensos naturais, com Mônica Regato
Descrição:
Oficina de incensos naturais. Os participantes aprenderão sobre as propriedades energéticas das ervas e vão confeccionar os seus próprios incensos com linha de algodão. Ao final da atividade, as pessoas participantes podem levar seus incensos para casa.
Mini bio: Mônica Regato – proprietária e idealizadora da marca de produtos naturais Herbária. Perfumista botânica, terapeuta floral e umbandista. Estuda, pesquisa e prática em seus atendimentos terapêuticos o efeito energético das plantas através do conhecimento popular e cultura de terreiro desde 2016. Percebeu através de suas práticas terapêuticas que as plantas são dotadas de energias sutis que podem ser percebidas através da sensibilização dos sensores e resgate da cultura ancestral. Promoveu imersões e oficinas e espaços culturais como Casa Jaya e Sesc Pinheiros e em espaços holísticos em SP e RJ. Em eventos como o Movimento Desacelara SP, feiras e festas em espaços públicos também em São Paulo.
14:30 – 16:30 – Oficina de Carimbos esculpidos e a criação de pequenas histórias, com Bruno Andreoni da Revolução Artesanal / Veio de lá
Descrição:
Nesta atividade, as pessoas participantes vão aprender a confeccionar carimbos a partir de borracha escolar, desenhando, refilando e esculpindo, criando formas que serão impressas em uma pequena publicação independente. Contar histórias é o ato de exercitar a criatividade e a realidade para além daquilo que ela é , contar histórias é sonhar. Máximo de participantes: 10.
Mini Bio
Bruno Andreoni – artista visual das cores e formas em papel, trabalhando com pigmentação natural, formas orgânicas e materiais existentes que carregam memória e afeto. A Veio de lá existe desde 2013, realizando oficinas, publicando livros
14:30 – 16:30 – Oficina de Renda em mandala: Caminhos, tramas e movimentos, com Ciça Costa do Estúdio Intotum
Descrição:
Em um suporte redondo, feito de papelão, vamos tecer uma mandala com fios diversos, criando padrões, caminhos e formas. A mandala com fios e nós é um símbolo que permite a cada participante criar a trama de seu próprio tecido. É o fazer manual na expressão dos trabalhos autorais.
Mini bio: Ciça Costa é fundadora do Estúdio In Totum. Vem de uma família “fazedora” onde o feito a mão sempre teve muito valor… plantar na roça, cozinhar comidas deliciosas, crochetar, tricotar, bordar, pintar, costurar, consertar, serrar, martelar, abraçar, acolher, cuidar…Hoje segue fazendo e, na imperfeição do feito a mão, entende o carinho em que as relações são alinhavadas.
Espaço Palco
12:00 – 12:45 – Vivência Meditativa – Relaxamento Sonoro com as Tigelas Tibetanas, com Sylvia Sóglia
Descrição:
Mergulharemos em uma prática meditativa por uma hora nos sons e nas vibrações das tigelas tibetanas. Esses sons harmoniosos têm um efeito imediato calmante no corpo e na mente, trazendo os participantes para estados de mais presença. As pessoas participantes também sentirão suas energias recarregadas, renovadas, livre de tensões, melhorando a qualidade do sono, aumentando o potencial criativo e diminuindo os níveis de stress e ansiedade.
Min Bio: Sylvia Sóglia é Terapeuta Integrativa na área de Saúde Mental há 38 anos. Terapeuta Ocupacional, com especialização em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo – Brasil. Artista Plástica, Mestre em Arte Terapia pela Universidade Hertforshire de Arte e Design, Inglaterra – UK. Especialização Winnicottiana Squiggle Foundation – Londres/UK. Praticante de Massagem de Som com Tigelas Tibetanas dos Métodos Peter Hess e Tradicional Tibetano. Instrutora de Meditação, com iniciação em Kriya Yoga em 2007. Praticante de Hatha Yoga desde 2007.
14:00 – 15:20 – Oficina “Prática Alfacorporal”: Cultivando a Presença e a Vitalidade Corporal.
Descrição:
Nesta oficina de 2 horas, a psicoterapeuta corporal Flávia Tavares conduzirá os participantes por uma experiência prática fundamentada no Método Corpo Intenção® e na Técnica de Alfabetização Corporal®. O objetivo é explorar a diferença entre o “corpo vivo”, dinâmico e em constante transformação, e o “corpo anestesiado”, que muitas vezes nos acompanha no cotidiano devido a padrões repetitivos e o ritmo diário.
Mini bio: Flávia Tavares é psicoterapeuta, educadora e atriz, com mais de 10 anos de experiência na interseção entre terapia corporal, educação e arte. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, é especializada no Método Corpo Intenção® e na Técnica de Alfabetização Corporal®, fundamentos da Prática Alfacorporal®.. É autora do livro Clínica do desdobramento: o cuidado em uma abordagem contemporânea (Ed. Annablume, 2023).
16:40 – 17:40 – Vivência Dança dos Chackras, com Mariana Gholmia
Descrição: Vivenciaremos uma experiência no corpo por meio de respiração, movimentos e som a fim de ativarmos nossa kundaline. Destampar a Kundalini é entrar em contato com a energia da vida, por meio do estudo do tantra e da bio psicologia.
Mini Bio:
Mariana Gholmia: Biopsicóloga, especialista em dança terapia, terapeuta tântrica, sexologa holistica, dançarina, terapeuta de mulheres mãe, fundadora do Colo Familiar, consteladora familiar, reikiana, alquimista das rosas, curandeira, taróloga.
Espaço – Sala dos Pufes
13:00 – 13:50- Roda de conversa: O tempo e a passagem do tempo: aceleração e envelhecimento
Descrição:
Nesta atividade, as pessoas serão convidadas a falar sobre sua percepção e vivência da passagem do tempo. Visto que o tempo cronológico não corresponde ao tempo subjetivo, como cada um sente a relação entre o “tempo que passa” e o “tempo que não passa”? A partir das falas individuais, o grupo poderá elaborar aquilo que é sentido como efeitos da aceleração e os compassos/descompassos vividos cotidianamente.
MINI-BIOS
1 – Débora Andrade
Psicanalista e supervisora clínica, com um percurso de 19 anos em psicanálise. Idealizadora e gestora do Projeto Instigar. Participa do coletivo Por Um Viver Mais Criativo.
2 – Irani Gall
Psicanalista, faço atendimento clínico de adultos e de adolescentes.credenciada na Rede de Atendimento Psicanalítico – Clínica do CEP desde 2014 para atendimento psicanalítico. Graduada em Administração de Empresas na Universidade São Camilo.
3 – Rosa Moyses
Cientista social e psicanalista. Estudiosa das questões relativas ao
envelhecimento humano. Atende adultos e idosos em clínica particular. Integra a equipe da Clínica Sustentável de Psicanálise do Projeto Instigar.
15:30 – 16:30 – Workshop Mindfulbeauty, com Marcela Rodrigues, da Naturalíssima
Descrição: E se a beleza fosse ritualizada?” Esta é uma vivência que propõe utilizar a rotina de cuidados pessoais e beleza como ferramentas para praticar a atenção plena no cotidiano. O objetivo é sistêmico: mostrar como a atenção plena, a intenção, e outros elementos, podem transformar hábitos triviais (banho, skincare etc) em rituais de bem-estar holística. E, ao mesmo tempo, usar tais momentos para praticar o que, para muitas pessoas, ainda é desafiador: a prática de Mindfulness.
Mini Bio: Marcela Rodrigues é jornalista e facilitadora especializada em consumo consciente & bem estar, sendo uma das principais vozes do Brasil em disseminar o movimento da Beleza Natural e Limpa. Nos últimos dez anos tem se dedicado a estudar formas de regeneração planetária e auto cuidado holístico, sendo certificada como Designer para sustentabilidade e regeneração e instrutora de yoga. É autora da plataforma A Naturalíssima (@anaturalissima), palestrante e idealizadora do movimento “Mais Rituais, Menos Coisas”, materializado no oráculo Baralho de Rituais.
Espaço Tendas
13:00 – 17:00 – Tanden Shiatsu, com Fernanda Blauth (Tenda 1)
Descrição:. Atendimento com a terapia corporal em maca em que serão utilizadas técnicas de origem japonesa como shiatsu e sei tai com ferramentas.
Inscrições: Os interessados deverão ir pessoalmente até o espaço onde ocorrerá o plantão, e reservar seu horário de atendimento preenchendo manualmente o formulário.
Mini Bio: Fernanda Blauth é formada em geografia pela FFLCH/USP e iniciou seus estudos em terapias corporais em 2010, com ênfase na linha oriental de tratamentos, em 2013 se formou em acupuntura e MTC (medicina tradicional chinesa).
As principais técnicas utilizadas são acupuntura, shiatsu, anma, seitai e reiki, além de liberação miofascial.
13:00 – 17:00 – Reflexologia, com Sidnei Cavalheiro (Tenda 2)
Descrição: Atendimento ao público de Reflexologia Thai: massagem nos pés. Por meio da técnica da reflexologia, ativamos pontos de relaxamento nos pés.
Inscrições: Os interessados deverão ir pessoalmente até o espaço onde ocorrerá o plantão, e reservar seu horário de atendimento preenchendo manualmente o formulário.
Mini bio:
Sidnei Cavalheiro – Reflexoterapeuta, formado em Reflexologia Thai no Japão e Tailândia, palestrante Nacional e Internacional, Master Teacher International Therapist – CIMS.
13:00 – 17:00 – Slow Massagem, com Mariana Ferraz (Tenda 3)
Descrição: Slow massage: ensinando o caminho do relaxamento para o corpo. Nesta atividade, acolhemos as pessoas em momentos de relaxamento e entregamos orientações com dicas de automassagem.
Inscrições: Os interessados deverão ir pessoalmente até a espaço onde ocorrerá o plantão, e reservar seu horário de atendimento preenchendo manualmente o formulário.
Mini Bio: Mari Ferraz, uma experiente fisioterapeuta no campo do bem-estar por mais de 20 anos, pratica a Slow Massage de cabeça e pescoço. Essa técnica de massagem envolve toques em pontos específicos que alcançam o relaxamento do corpo como um todo. Além de aliviar a tensão física, a massagem aprofunda a conexão com a sensorialidade, melhorando a percepção corporal e promovendo um equilíbrio mental e emocional.