Escola Catavento: desafios e adaptações para sustentar o tempo da infância e o brincar
A Escola Catavento enfrentou uma série de desafios para se adaptar à necessidade de isolamento durante o período de isolamento social e fechamento das escolas. No primeiro semestre de 2020, a escola interrompeu as atividades presenciais e deu início a um diálogo permanente com a sua comunidade, para trilhar caminhos para a atenção às crianças. Como é uma escola de educação infantil, a idade das crianças não permitia uma simples “transposição” das atividades para o remoto.
E a escola precisou formular um plano de conteúdos que buscasse sustentar as relações de afeto entre educadoras e crianças e que – ao mesmo tempo – respeitasse o lugar do brincar na infância. Vídeos com atividades, mensagens e histórias foram produzidos para cada grupamento e enviados periodicamente para os familiares. Encontros com as educadoras foram realizados periodicamente para que as crianças pudessem ver as professoras, os colegas e brincar juntos por algumas horas.
Em setembro, as atividades presenciais foram retomadas parcialmente com muito cuidado e orientadas por um protocolo de saúde, higiene e segurança definido em parceria com as famílias. Em 2021, com um pouco mais de repertório sobre tudo que está acontecendo, a Catavento retomou as atividades apoiada por uma consultoria especializada e em diálogo permanente com a comunidade. No centro da atenção, sempre esteve a segurança e a saúde das crianças e da equipe e também a vontade de que as crianças não tenham que ficar mais tempo longe da escola.
O projeto pedagógico está sendo conduzido com adaptações, as atividades como yoga, dança e o projeto de educação ambiental estão acontecendo e a preocupação na ocupação do espaço é sempre a de garantir muita brincadeira e diversão, explorando ao máximo os ambientes arejados e abertos. Tudo sem perder o DNA da Catavento, que é o carinho, a atenção e o afeto com cada um; e preservando a pedra fundamental da escola, que é o brincar como caminho para o aprendizado e o desenvolvimento.
Na rede: https://www.catavento.com.br/