Slow Medicine: telepresença e produção de conteúdos confiáveis
Com informações da Dra. Suzana Vieira e do Dr. José Carlos Campos Velho
Como seria de esperar, o Movimento Slow Medicine esteve bastante ativo neste período da Pandemia, particularmente no que tange à disseminação de informação ética e idônea, em meio ao furacão da desinformação.
Seus integrantes participaram de inúmeros eventos online e se reuniram com regularidade para determinar os rumos de sua participação enquanto Movimento em tempos tão conturbados.
No início da pandemia, o movimento no Brasil abriu uma seção especial no site para abrigar conteúdos relacionados à Covid-19. Em junho de 2020, foi realizado o 1º Webinar Slow Medicine, com o tema “Ciência e Moderação na Pandemia de Covid”. Para manter a ação viva mesmo com a necessidade de isolamento, o grupo ampliou sua presença nas redes sociais, em especial no Instagram, no Youtube e no Telegram. Os seus integrantes participaram de aulas e palestras em diversos cursos e instituições.
Obras importantes foram lançadas por membros do grupo. Entre elas, o livro “De mãos dadas – o olhar da Slow Medicine para os pacientes oncológicos”, de Ana Coradazzi. A obra (inspirada no livro “My Mother Your Mother”, de Dennis McCullough, uma das obras seminais da Slow Medicine nos EUA) descreve oito estações pelas quais os pacientes oncológicos – em especial aqueles com doenças em fases avançadas – costumam passar, mostrando alternativas à oncologia acelerada e pouco sensata dos tempos atuais e permitindo que a vivência de um diagnóstico de câncer seja menos dolorosa e traumática. Trata-se do primeiro livro sobre Slow Medicine publicado originalmente em Língua Portuguesa, e também o primeiro sobre Slow Oncology a ser publicado no mundo.
Outras obras lançadas foram: “O Médico e o Rio” (de Ana Lúcia Coradazzi, MG Editores); “A História do Meio Ambiente em São Paulo no início do século XX a partir de Periódicos Médicos” (de Afonso Carlos Neves, Editora Companhia Ilimitada); e “Luto por perdas não legitimadas na atualidade” (com participação de Vera Anita Bifulco e organização de Gabriela Casellato, Summus Editorial).
Na rede: https://www.slowmedicine.com.br