Cozinhar (e comer) junto: momentos que fortalecem relações entre familiares e com os alimentos

Ter uma relação próxima com os alimentos, preparar a própria comida e ter familiaridade com os instrumentos de culinária são hábitos que geram os mais diversos aprendizados, desde conhecimento sobre nutrição até coordenação motora e responsabilidade com a própria segurança. Além de tudo isso, momentos em família na cozinha podem ser muito divertido e aproximar gerações. Texto extraído do Catraquinha. Original publicado no Toda criança pode aprender.

Mas, em um momento de crescente valorização do lugar da criança dentro da cozinha, como será que são as relações que crianças de diferentes realidades podem estabelecer com o ato de cozinhar?

Hora de brincar

“Algumas das memórias mais queridas que tenho da minha infância era acordar de manhã com o barulho da massa de pão sendo batida (literalmente surrada) na mesa da pia da cozinha da minha avó. Era sinal de um lanche da tarde delicioso”. É a lembrança da blogueira Patricia Camargo para afirmar que cozinha também é lugar de brincar e estar junto. Leia: Cozinha também é lugar de brincar: confira receitas para fazer com os pequenos

 

 

 

Em reportagem sobre o tema, o Jornal O Globo,  traz a história de crianças, muitas vezes filhas de pais que não sabem cozinhar, que tomaram gosto pela gastronomia e passaram a preparar refeições elaboradas para a família. A matéria retrata o espanto dos pais ao entrarem em contato com a capacidade infantil na cozinha, algo não estimulado por hábitos caseiros, mas por meio de matrícula dos filhos em cursos que pudessem oferecer esse conhecimento.

Nos lares onde os pais têm o costume de cozinhar no dia a dia, é comum que as crianças aprendam desde cedo a fazer o básico. Em famílias nas quais, por exemplo, os pais trabalham fora o dia inteiro, não é difícil imaginar as crianças que cuidam dos irmãos mais novos preparando refeições para eles e para o restante da família. Nesse caso, elas aprendem a cozinhar na rotina da casa, acompanhando e ajudando os pais na cozinha ou, em muitas realidades, enfrentando sozinhas esse desafio.

As famílias que vivem na área rural e comem alimentos da própria horta também contam com a ajuda das crianças para plantar e colher desde pequenas. Nesses cenários, a relação da criança com a alimentação começa no plantio, e elas entendem e lidam com os alimentos de maneira diferente das crianças que têm os ingredientes comprados no supermercado.

Como será que são as experiências dessas crianças com a comida? Será que preparar um risoto é tão diferente de fazer purê de batata ou de cozinhar cenouras? Que descobertas são possíveis em diferentes ambientes (na cozinha, na horta, em cursos)? Como os adultos podem aproveitar as oportunidades de aprendizagem junto às crianças? Boas questões para nossa reflexão! E, da próxima vez que você for preparar uma refeição, o que acha de convidar seus filhos para ajudar?

Sim, Toda Criança Pode Aprender

O Sim, Toda Criança Pode Aprender visa qualificar o debate sobre a educação, introduzindo a noção de aprendizagem como uma capacidade inerente a toda e qualquer criança, independentemente de gênero, classe, contexto familiar, de fatores socioculturais ou de qualquer outra natureza.

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