Claudia Taddei, consultora de bem-estar
Uma viagem pode ser uma experiência única e cheia de descobertas, aventuras, momentos de contemplação, e pode ser algo a mais; uma possibilidade de transformação pessoal.
O chamado Turismo Transformacional é um movimento crescente que procura atender a uma demanda contemporânea de como nos desconectar da miríade de estresse cotidiana; expandir nosso horizonte nos conectando com outras pessoas, culturas e ideias; e conhecer novas perspectivas de si, dos outros e do mundo. Com uma abertura de espírito, vontade de enfrentar desafios físicos, e tempo livre para refletir, os novos viajantes procuram experiências capazes de melhorar a sua própria vida quando voltam às suas rotinas.
Sabe-se que caminhar na natureza promove uma sensação de bem-estar. Recente pesquisa relatada em artigo do jornal NYT aponta que a prática de caminhar na natureza acalma a mente e melhora a saúde mental, reduzindo pensamentos negativos sobre diversos aspectos da vida. Caminhar na natureza se apresenta comprovadamente como uma das maneiras mais rápidas de melhorar o humor dos moradores das cidades.
Caminhar é muito mais do que uma atividade física, é uma prática que pode nutrir a mente e a alma. Isso, no entanto, depende da qualidade com que caminhamos. Com que disposição caminhamos? Como nos conectamos com o momento presente, através da caminhada, conscientes de cada passo e de cada ação? Respeitamos o ritmo do nosso corpo ao caminhar, sem nos impor um ritmo externo? Ao caminhar apreciamos o entorno, estando abertos e despertos para a beleza ao redor? Como está nossa respiração ao caminharmos, estamos atentos e conectados à inspiração e à expiração? Com que firmeza tocamos o chão a cada passo?
É cada vez mais importante que as viagens nos permitam cultivar hábitos de bem-estar. Toda viagem pode nos abastecer, através de uma experiência única, e proporcionar o desejo de manter o bem-estar em nosso dia a dia.
‘Pegadas vazias vão a lugar nenhum.
Teus pés tocam a terra em profundidade, não permitas que teus pensamentos te levem embora. Volta ao caminho sempre de novo. O caminho é teu dileto amigo.
Paz é todo passo, ele transforma em alegria o caminho interminável.’
Monge Thich Nhat Hanh
Fontes:
Site Tranformational Travel (https://www.transformational.travel/)
Jornal NYT (https://well.blogs.nytimes.com/2015/07/22/how-nature-changes-the-brain/?smid=fb-share&_r=0)
Livro ‘Meditação andando, guia para paz interior’ Thich Nhat Hanh
Programa Bem-estar (TV Globo)