Quem disse que cinema, mamãe e bebê não combinam? Reescrevendo esse roteiro para além da ficção, a Associação CineMaterna, com sessões especialmente preparadas para mães (e pais) acompanhadas de seus bebês, não só demonstra o quanto combina, como revela o quão prazeroso, rico e transformador pode ser. Seguidas por um delicioso bate-papo, as sessões de cinema são utilizadas para incentivar a troca de experiências entre mulheres sobre as diversas questões da maternidade, sempre com o intuito de difundir a cultura e a promoção da segurança alimentar e nutricional.
Tudo começou assim:
São Paulo, fevereiro de 2008. Em um grupo de discussão sobre parto humanizado e maternidade ativa pela internet, um dia, uma das mães conta que sente saudades de ir ao cinema depois do nascimento do primeiro filho. As mães se organizam e dez delas – com seus bebês – “invadem” uma sala de cinema. O sucesso da primeira empreitada dá início a encontros semanais no cinema, seguidos de bate-papo num café, em meio à amamentação e trocas de fraldas. As mães retomam sua vida cultural e trocam experiências sobre a maternidade.
Passados alguns meses, o grupo lança a primeira sessão amigável para bebês, acolhido por uma rede de cinemas, que reconhece o valor da iniciativa. Nascendo oficialmente, em agosto de 2008, o CineMaterna.
Tudo preparado…
Como o foco é entretenimento para mães e pais, os filmes exibidos em geral são de temática adulta, mas em ambiente especialmente preparado para os bebês. Para acolher com todo conforto em suas sessões, o CineMaterna oferece equipes de facilitadoras, também mães, para receber, conduzir e auxiliar mães e bebês em tudo que precisarem. Especialmente pensando nos bebês, o volume das salas é reduzido; o ar condicionado é suava, a temperatura sempre amena; o ambiente é levemente iluminado; trocadores de fraldas ficam dentro dos cimemas; e as salas oferecem um tapete especial próximo à primeira fila. Após todas as sessões do CineMaterna, os pais podem participar ainda de um gostoso bate-papo regado a um bom café.
A iniciativa, sem fins lucrativos, hoje está presente em 41 cidades brasileiras e, em 2016, recebeu 51 mil adultos e 29 mil bebês. E não para de ampliar suas sessões de cinema, amor, cultura e trocas humanas.
www.cinematerna.org.br
Facebook: CineMaterna
Instagram: cinematerna