Delicadeza e exotismo no verde Jardin em pleno centro da cidade

Na beleza ímpar das plantas e flores que compõem o Jardin, o próprio Charles Darwin parece ter sido o curador das espécies que surpreendem pelo exotismo e graciosidade. Mesmo de soslaio, o olhar de quem passa pela calçada oposta da rua General Jardim, o nobre endereço dos arquitetos no centro de São Paulo, é fisgado pela aconchegante luz do ambiente, desenhada para destacar o verde em formas sublimes. Como poesia para o olhar ou música para os ouvidos, suculentas, bromélias, antúrios, violetas e cactos em flor, há quase um ano, representam cotidianamente o sonho de empreender e de adquirir mais qualidade de vida de Ina Amorozo e Jean Manuel.

Sonho regado

Ela é originalmente do universo da música e ele, do mundo dos negócios. E sempre que o casal sonhava com essa guinada de vida, o colorido de plantas e flores surgia tingindo um horizonte de possibilidades. Semeada no solo fértil de suas imaginações, a ideia de uma floricultura crescia com vigor, sem permitir o florescer de dúvidas ou ervas daninhas ao seu redor. Sim, uma floricultura, mas que encontrasse sua exclusividade não na extravagância das cores ou das grandes quantidades; pelo contrário, eles desejavam uma floricultura especial que tivesse sua essência alicerçada no que fosse particularmente singelo e delicado.

Imagens: Solano Diniz e Divulgação Jardin Flores e Plantas


Descobriram assim uma semente ancestral plantada em suas sensibilidades, que instantaneamente resignificou palavras como plantar, regar, semear e colher, tornando-as não apenas parte de uma rotina de trabalho, mas, e essencialmente, de um exercício de amor. Com conhecimento de botânica e paisagismo adquirido por leituras, o casal lançou a sua ideia para o mundo e foi aperfeiçoando a expertise com a prática. É este sentimento que explica e motiva um dos principais produtos do Jardin Plantas e Flores: a troca. “Antes de abrirmos a loja, até lemos bastante sobre plantas, manejo, culturas, mas o nosso grande trunfo é o quanto aprendemos no dia a dia com nosso clientes, fornecedores e amigos”, conta o casal.  “Quase todo mundo que entra aqui tem um conselho ou uma dica sobre esta ou aquela planta: se gosta de sol ou de penumbra, quantas vezes regar na semana, etc. Sentimos que há na atmosfera da loja uma paz que faz as pessoas se abrirem, ficarem à vontade para falar de suas plantas e de suas casas, em conversas que são quase sessões de análise”, brinca Ina.

Essa harmonia que é conquistada e trocada no dia a dia entre os proprietários e seus clientes, é cultivada antes mesmo do Jardin se abrir para a praça, para a cidade, das 12 às 19 horas. Com duas visitas semanais à feira de flores e plantas do CEAGESP, a dupla utiliza o horário da manhã para preparar, com todo o carinho, os vasos, arranjos e buquês que passarão o dia atraindo e encantando transeuntes.

Em vasos artesanais, que vão do barro a lindas canecas de alumínio, ou dos minivasos de cerâmica marajoara aos impensáveis dinovasos, a grande conquista do Jardin Plantas e Flores é tornar fácil e acessível o hábito de cuidar de plantas em casa, desmistificando lendas e devolvendo a simplicidade que sempre foi da própria natureza. “Uma vez uma senhora entrou aqui e, observando nossos preços, disse: nossa! Que barato! Achei que vocês fossem chiques!”, relata Ina, sorrido.

Além do inquestionável bom gosto da loja, está o respeito por todas as espécies que entram para o seu acervo momentâneo, assim como pelo trabalho dos artesãos que são cuidadosamente garimpados pelo casal. Desfrutando de uma atmosfera peculiar e amistosa, no Jardin Plantas e Flores é possível escrever uma dedicatória para um presente em uma linda máquina de escrever, enquanto seu filho se diverte com os brinquedos de madeira destinados a entreter os pequenos. O Jardin Plantas e Flores vale cada flor, cada planta, cada visita.

 

Serviço

Jardin Plantas e flores
Rua General Jardim, 490 – Vila Buarque
Tel: (11) 3151-3789
Site: www.jardin.eco.br
Facebook: Jardin Plantas e Flores
Instagram: @jardindocentro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.