Evento que acontece na Unibes em 28 de setembro promove experiências e vivências para uma vida mais desacelerada na cidade
Pergunte a qualquer paulistano ou paulistana se as 24 horas do dia são suficientes para se fazer tudo que é desejado e necessário. É provável que 100% das pessoas diga que gostaria de ter mais horas no dia. Ou que gostaria de ter menos pressa. De correr menos. De ter mais tempo para as pessoas que importam. E para fazer o que gosta e cuidar do bem estar e da saúde. Estresse. Depressão. Burnout.. Ansiedade. Os males da vida contemporânea na cidade parecem estar todos vinculados a nossa reação com o tempo.
É preciso aprender a desacelerar antes de chegar a um limite. “Muitas pessoas nos procuram, porque vivem situações, como doenças ou perdas, que mostram para elas que elas deveriam ter outra relação com o tempo. Mas elas sempre chegam a uma situação traumática para transformar esta relação. O Desacelera SP busca educar as pessoas para que elas aprendam a desacelerar no seu dia a dia antes que um acontecimento as surpreenda ou uma doença as acometa”, explica a jornalista e professora Michelle Prazeres, idealizadora do movimento e curadora do Dia sem Pressa | SLOW Day, o primeiro festival da cultura slow do Brasil.
O Dia sem Pressa é um evento para desacelerar, conviver e conhecer as pessoas, projetos, iniciativas e empreendedores que estão construindo o movimento slow em São Paulo. A primeira edição foi realizada em setembro de 2018, reunindo cerca de 1,3 mil pessoas na Unibes Cultural (Zona Oeste da cidade).
A segunda edição acontecerá no dia 28 de setembro de 2019, também na Unibes.
O evento é aberto e gratuito e contará com ampla estrutura composta por feira, espaço de alimentação, espaço para debates e reflexões, palco para vivências e atividades culturais, além de espaço para oficinas e espaço de brincar. “Este ano, o evento está mais maduro e robusto, com atividades que vão promover a experiência, a consciência e a convivência”, explica Michelle.
Sobre o Desacelera SP
O Desacelera SP é a iniciativa idealizadora do Dia sem Pressa | SLOW Day; uma desaceleradora de pessoas e negócios. A partir da primeira edição do DIA SEM PRESSA, em 2018, articula a Rede Desacelera SP, um movimento de pessoas, projetos, organizações, empreendimentos e coletivos mobilizados pela construção de uma vida mais desacelerada na cidade.
Trabalha com processos de formação e reflexão; produção e curadoria de conteúdo; sensibilização e mobilização relacionados ao universo do movimento slow. “Nosso propósito é contribuir para a divulgação e a difusão de um estilo de vida mais desacelerado, em que sejam respeitados o tempo das pessoas, de forma que elas possam ser mais felizes, produtivas e saudáveis. O que nos move são as ideias de convivência afetiva (alicerçada na valorização das relações humanas com afeto, tempo, dedicação, franqueza e verdade); e de consciência temporal (que consiste na tomada das rédeas da relação com o tempo para melhores escolhas)”, explica Michelle.O movimento SLOW
Um movimento que milhares de pessoas vem fazendo ao redor do mundo: o slow movement. Desacelerar não é, necessariamente, ser devagar, mas prolongar o presente e viver sem pressa. É sentir o que se está fazendo com presença e atenção plena. É valorizar as relações e a convivência. É conectar(-se).
Desacelerar é conviver, contemplar, refletir, deixar fluir, cuidar, brincar, desfrutar. É o resgate do natural, do orgânico, do artesanal. É vida simples, consumo consciente, economia criativa, solidariedade.
Desacelerar – em qualquer um destes campos – é sair do automático; parar e se perguntar quando a velocidade faz sentido e quando não faz.
Para saber mais
Programação: http://www.desacelerasp.com.br/diasempressa/
Evento no Face: https://www.facebook.com/events/413011295930371/
Campanha de doação: https://www.catarse.me/diasempressa