Desacelera SP participa da Mostra Ecofalante de cinema Ambiental

Nesta terça, dia 30/5, o Desacelera SP participa da sexta edição da Mostra Ecofalante de cinema Ambiental, que será realizada na Faculdade Cásper Líbero a partir das 8h. Solano Diniz participa do debate no período da manhã, apoiando a reflexão sobre o imediatismo e o automatismo a partir da exibição de dois filmes, um alemão e um francês. Confira a pro gramação completa abaixo. Informações na página do evento no Facebook e no site da Faculdade Cásper Líbero.

 

SERVIÇO

A Mostra Ecofalante de cinema Ambiental – Circuito Universitário chega a sua 6ª edição em 2017 trazendo a exibição de obras que estimulam o debate e a reflexão sobre grandes temas da realidade brasileira e mundial.

Tanto na exibição da manhã como na da noite a Mostra promove debates que partem dos filmes exibidos e contam com a participação de especialistas convidados especiais que acompanham as sessões de filmes para conversas com o público.

A Mostra Ecofalante é um evento anual que contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates, a Mostra amplia e enriquece discussões ambientais que envolvem a totalidade de nossa sociedade.


Manhã

Auto-Fitness | Alemanha, 2015, 21’

de Alejandra Tomei e Alberto Couceiro

Ser ou não… ter tempo de ser? O filme é uma poesia labiríntica sobre o automatismo humano. Uma reflexão sobre nossa relação diária com o dinheiro e com o tempo, uma animação tragicômica que brinca com o conceito da constante e penetrante aceleração. Um filme sobre a opressiva loucura cotidiana e o automatismo em que somos forçados a viver, trabalhar, respirar, pensar e: existir. Uma paródia da já antiga “vida moderna

(R)Evoluções Invisíveis | França, 2014, 84’

de Philippe Borrel

Em sociedades baseadas no imediatismo, nas quais viver em alta velocidade tornou-se a norma, algumas pessoas decidiram dar as costas à aceleração da vida e tentam retardar tal movimento que parece destinado à catástrofe ecológica, econômica e social. Iniciativas individuais e coletivas surgem em todo o mundo, testando alternativas locais e concretas, em busca de uma vida melhor e criando novos paradigmas.

Noite

Castillo e el Armado | Brasil, 2014, 13’

de Pedro Harres

Castillo é um jovem estivador em alguma praia perdida entre Brasil e Uruguai. Divide seu tempo entre os tapetes que tem de carregar, sua família e uma vara de pesca no pier. Numa noite de ventania, encontra sua própria brutalidade na linha do anzol.

O Mercado da Dúvida | Reino Unido, EUA, 2014, 96′

de Robert Kenner

Inspirado no aclamado livro Merchants of Doubt (O Mercado da Dúvida) de Naomi Oreskes e Erik Conway, o filme mostra um grupo secreto de especialistas de aluguel extremamente carismáticos e eloquentes. Eles se apresentam na mídia como autoridades científicas, mas seu único objetivo é propagar a máxima confusão sobre assuntos relacionados à ameaças públicas, desde produtos químicos tóxicos à indústria farmacêutica e às mudanças climáticas