Ficou pronto nosso catálogo que organiza todos os conteúdos da quarta edição do #diasempressa.
Com curadoria de informações de Michelle Prazeres, identidade visual de Isadora Pinheiro e diagramação de Nathalia Parra, o material está disponível aqui.
O Dia sem Pressa é o primeiro festival da cultura slow do Brasil, um evento que tem como objetivo mostrar que é possível desacelerar nas grandes cidades ao proporcionar espaços de consciência, convivência e experiência.
As duas primeiras edições do Dia sem Pressa (realizadas em 2018 e 2019) foram grandes eventos presenciais, realizados em São Paulo. Por conta das medidas de isolamento social, a terceira edição do Dia sem Pressa foi o dia sem telas, uma convocação para pensarmos na pausa e na convivência necessárias diante do excesso de interações mediadas por tecnologias no primeiro ano da pandemia de Covid-19.
Em 2021, como ainda não é possível estarmos juntos de forma segura para um encontro como foram os primeiros, a Rede DesaceleraSP confeccionou um catálogo que apresenta as principais iniciativas de seus integrantes neste período. A 4a edição do Dia sem Pressa acontece em forma de curadoria de informação sobre o slow living durante o período de isolamento.
O objetivo desta publicação é agregar informações sobre as formas de resistência à cultura da velocidade empenhadas pelos integrantes da rede em um momento tão desafiador, que mostrou que – mesmo em contextos onde houve oportunidades relativas de parar ou reduzir o ritmo – não desaceleramos. Pelo contrário. A percepção geral parece ser a de que a aceleração se agravou.
O contato maior e mais intenso com as tecnologias (em alguns casos, soluções circunstanciais e limitadas para lidar com mazelas provocadas pela necessidade do isolamento) e os novos formatos de trabalho parecem ter potencializado a cultura da velocidade e da produtividade, aumentando também a importância de falarmos de culturas de cuidado e da atenção à saúde mental das pessoas.
Com este inventário, a Rede DesaceleraSP mostra que se manteve atuante neste período, em ações de conscientização, formação, experimentação e diálogo, para transformar estas realidades.
Acreditamos que se trata de uma contribuição fundamental para o momento em um contorno respeitoso com o excesso de lives, reuniões online e vida mediada.
Nosso desejo é de que estejamos em breve juntos novamente em eventos grandiosos e cheios de alegria e abraços, como foram as primeiras edições do Dia sem Pressa.