A alta velocidade da sociedade congestionou o seu relógio interno. Post original em inglês, publicado aqui, na Revista Nautilus. Tradução livre, apoiada pelo tradutor do Google.
Não muito tempo atrás eu me diagnostiquei com a condição recentemente identificada de raiva na calçada. É mais pronunciada quando se trata de um certo amigo que anda devagar. No mês passado, enquanto nos arrastávamos para jantar, me vi mordendo minha língua, pensando, tenho que parar de ir a lugares com ela se eu quiser … chegar lá!
Você também pode se avaliar na “Escala de Síndrome de Agressividade Pedestre”, uma ferramenta desenvolvida pelo psicólogo Leon James, da Universidade do Havaí. Enquanto caminha em meio a uma multidão, você se vê “agindo de maneira hostil (encarando, apresentando um rosto mesquinho, se aproximando ou mais rápido do que o esperado)” e “desfrutando de pensamentos de violência?”
A raiva da lentidão não se limita à calçada, é claro. Motoristas lentos, Internet lenta, filas de mercearia lentas – todos eles nos deixam loucos. Até mesmo a abertura deste artigo pode estar demorando um pouco demais para você. Então eu vou direto ao ponto. Coisas lentas nos deixam loucos porque o ritmo acelerado da sociedade distorceu nosso senso de oportunidade. As coisas que nossos tataravós teriam achado milagrosamente eficientes agora nos levam ao redor da curva. A paciência é uma virtude que foi vencida na era do Twitter.
Foi-se o tempo, dizem os cientistas cognitivos, paciência e impaciência tinham um propósito evolutivo. Eles constituíam um equilíbrio yin e yang, um temporizador interno afinado que informa quando esperamos muito por algo e devemos seguir em frente. Quando o cronômetro começou a funcionar, era hora de parar de procurar alimentos improdutivos ou abandonar uma caçada sem sucesso.
Nós agora insistimos que as páginas da Web carreguem em um quarto de segundo, quando não tivemos problemas com dois segundos em 2009 e quatro segundos em 2006.
“Por que somos impacientes? É uma herança da nossa evolução ”, diz Marc Wittmann, psicólogo do Instituto de Áreas Fronteiriças de Psicologia e Saúde Mental, em Friburgo, Alemanha. A impaciência fez com que a gente não morresse por gastar muito tempo em uma única atividade não recompensadora. Isso nos deu o impulso de agir.
Mas essa coisa boa se foi. O ritmo acelerado da sociedade deixou o temporizador interno fora de equilíbrio. Cria expectativas que não podem ser recompensadas com rapidez suficiente – nem recompensadas. Quando as coisas se movem mais devagar do que esperávamos, nosso cronômetro interno até nos engana, estendendo a espera, evocando a raiva desproporcionalmente ao atraso.
“O elo entre o tempo e a emoção é complexo”, diz James Moore, neurocientista da Goldsmiths, Universidade de Londres. “Muito depende da expectativa – se esperamos que algo leve tempo, podemos aceitá-lo. A frustração é frequentemente uma conseqüência da violação das expectativas ”.
“O tempo se estende”, diz Wittman. “Ficamos bravos.”
Não se engane: a sociedade continua a ganhar velocidade como um piloto na Bonneville Speedway. Em seu livro, Aceleração Social: Uma Nova Teoria da Modernidade, Hartmut Rosa nos informa que a velocidade do movimento humano desde os tempos pré-modernos até agora aumentou em um fator de 100. A velocidade das comunicações disparou por um fator de 10 milhões. no século 20, e a transmissão de dados subiu por um fator de cerca de 10 bilhões.
Um medidor prático foi estabelecido pelo psicólogo Robert Levine no início dos anos 90, quando ele enviou seus estudantes ao redor do mundo para tomar o pulso de 31 grandes cidades. Eles cronometraram pessoas aleatórias enquanto caminhavam por uma distância de 18 metros. Em Viena, na Áustria, onde eu moro, pedestres cobrem o solo em respeitáveis 14 segundos. Mas na minha antiga casa em Nova York, os pedestres se aproximaram em 12 segundos. Nos anos 2000, o psicólogo Richard Wiseman descobriu que as velocidades de locomoção em todo o mundo aumentaram em 10%.
O ritmo de nossas vidas está ligado à cultura. Pesquisadores mostraram que o ritmo acelerado da sociedade está destruindo nossa paciência. Em testes, psicólogos e economistas perguntaram aos participantes se prefeririam um pouco de algo agora ou muito depois; digamos, US $ 10 hoje contra US $ 100 em um ano, ou dois pedaços de comida agora, contra seis peças em dez segundos.
Os sujeitos – humanos e outros animais – geralmente optam pelo agora, mesmo quando não são ideais. Um estudo mostrou que expor as pessoas a “símbolos fundamentais da cultura de impaciência” – símbolos de comida rápida como os arcos dourados do McDonald’s – aumenta a velocidade de leitura e a preferência por produtos que economizam tempo e aumenta a probabilidade de optar por pequenas recompensas mais tarde.
Nossa rejeição à lentidão é especialmente aparente quando se trata de tecnologia. “Tudo é tão eficiente hoje em dia”, diz Wittmann. “Estamos cada vez menos capazes de esperar pacientemente.” Agora, praticamente insistimos que as páginas da Web carreguem em um quarto de segundo, quando não tivemos problemas com dois segundos em 2009 e quatro segundos em 2006. A partir de 2012, vídeos que Não carreguei em dois segundos tinha pouca esperança de se tornar viral.
Quando você examina a vida das figuras mais criativas da história, você é imediatamente confrontado com um paradoxo: eles organizam suas vidas em torno de seu trabalho, mas não em seus dias. Figuras tão diferentes como Charles Dickens, Henri Poincaré e Ingmar Bergman, trabalhando …
Claro, não vamos morrer se um site não for carregado imediatamente. Mas no que é provavelmente uma ressaca de nosso passado primata – quando poderíamos morrer de fome se a impaciência não nos estimulasse a agir -, com certeza, podemos sentir o mesmo. “As pessoas esperam que a recompensa chegue a algum tipo de taxa, e quando isso não acontece, isso cria incômodo”, postula a antropóloga evolucionária Alexandra Rosati, especialista em primatas, que está terminando um pós-doutorado em Yale antes de ingressar na faculdade em Harvard.
O resultado é um ciclo menos que virtuoso. O ritmo acelerado da sociedade redefine os nossos cronômetros internos, que, em seguida, disparam mais frequentemente em resposta a coisas lentas, colocando-nos em um estado constante de raiva e impulsividade. Sua milhagem pode variar, é claro, mas, no geral, “estamos chegando a ser uma sociedade cada vez mais impulsiva”, diz Wittmann.
Pesquisas recentes apontam para uma possibilidade que poderia piorar este ciclo. Quando meu amigo de caminhada lenta e eu passeamos a passo de caracol pela rua, comecei a temer que fôssemos tão atrasados para nossa reserva que sentiríamos falta dela. Mas quando chegamos ao restaurante, não estávamos a mais do que alguns minutos atrás. Meu senso de tempo tinha deformado.
Por quê? Raiva pode sabotar nosso temporizador interno. Nossa experiência de tempo é subjetiva – pode voar rapidamente, ou pode se arrastar aparentemente para sempre. E emoções fortes afetam mais o sentido do tempo, explica Claudia Hammond em seu livro de 2012, Time Warped: Unlocking the Mysteries of Time Perception. “Assim como a teoria da relatividade de Einstein nos diz que não existe tempo absoluto, também não existe um mecanismo absoluto para medir o tempo no cérebro”, escreve ela.
Podemos afastar a raiva da lentidão e reviver a paciência? Precisamos encontrar uma maneira de redefinir nossos timers internos e o tempo não gerado.
O tempo se estende quando estamos assustados ou ansiosos, explica Hammond. Um aracnofóbico superestima o tempo gasto em uma sala com uma aranha; um temeroso paraquedista novato, o tempo gasto na Terra. Pessoas em acidentes de carro relatam eventos assistindo desdobrar em câmera lenta. Mas não é porque nossos cérebros se aceleram nessas situações. O tempo se deforma porque nossas experiências são tão intensas. Cada momento em que estamos sob ameaça parece novo e vívido. Esse mecanismo de sobrevivência fisiológica amplifica nossa consciência e armazena mais memórias do que o habitual em um curto intervalo de tempo. Nossos cérebros são levados a pensar que mais tempo se passou.
Além disso, nossos cérebros – em particular, o córtex insular, ligado às habilidades motoras e percepção – podem medir a passagem do tempo, em parte, integrando muitos sinais diferentes de nossos corpos, como nossos batimentos cardíacos, cócegas de uma brisa em nossa vida. pele e o calor ardente da raiva. Nesse modelo, o cérebro julga o tempo contando o número de sinais que recebe do corpo. Então, se os sinais chegarem mais rapidamente, durante um determinado intervalo, o cérebro contará mais sinais, e assim parecerá que o intervalo demorou mais do que realmente tem.
“Não temos um relógio específico no cérebro passando, mas temos o sentimento constante e contínuo de nosso corpo, que é revigorado a cada segundo, e usamos isso como informação quando nos perguntamos quanto tempo na faixa de segundos se passaram ”, diz Wittman. Quando estamos assustados – assim como ansiosos ou infelizes – nossos corpos enviam mais desses sinais para o cérebro, o que conta mais segundos do que deveria. Dez segundos parecem 15; uma hora parece três.
A pressa da sociedade pode afetar nosso senso de tempo e emoções de outra maneira. Neurocientistas como Moore mostraram que o tempo parece passar mais rápido quando temos uma conexão direta com um evento subsequente, quando sentimos que causamos um resultado específico. Eles chamam a experiência de “vinculação temporal”. Por outro lado, diz Moore, “quando temos ou sentimos que não temos controle sobre eventos, acontece o oposto: o relógio interno acelera, o que significa que experimentamos intervalos por mais tempo”.
Podemos afastar a raiva da lentidão e reviver a paciência? É possível. Mas precisamos encontrar uma maneira de redefinir nossos timers internos e o tempo não gerado. Podemos tentar força de vontade para afastar nossos sentimentos, mas isso só vai tão longe. Tudo o que você precisa fazer é observar chimpanzés em experimentos de laboratório. Ao esperar por recompensas atrasadas, mesmo por sua própria escolha, Rosati diz: “eles fazem coisas como exibir vocalizações negativas. Eles arranham, o que é um sinal de estresse para os primatas, e eles talvez batam na parede, uma espécie de birra. ”Esses chimpanzés são o seu cérebro à espera.
Há outro lado negativo da abordagem da força de vontade. Usar nossa força de vontade parece nos deixar mais suscetíveis à próxima tentação, diz o psicólogo da Universidade Northeastern, David DeSteno, que admite ser “o cara que suspira na linha Starbucks”. Se ele usa todo o seu autocontrole para ficar silencioso na fila, ele pode ceder a um desejo por um Brownie de Chocolate Duplo quando ele chegar na frente.
A pesquisa mostrou que a meditação e a atenção plena – uma prática de se concentrar no presente – ajudam na impaciência, embora não esteja totalmente claro o motivo. Pode ser que os meditadores sejam mais capazes de lidar com as consequências emocionais da impaciência, porque eles estão mais acostumados a isso.
As pessoas que meditam “fazem amizade com um espaço desconfortável”, diz Ethan Nichtern, professor sênior de meditação da tradição Shambhala e autor do futuro Road Road: uma exploração contemporânea do caminho budista. A meditação fornece “uma técnica para simplesmente encontrar o momento presente como ele é, sem tentar mudar a situação”.
No entanto, diz DeSteno, a prática regular de meditação não é algo que as pessoas impacientes possam praticar. Ele sugere combater emoções com emoção. Ele descobriu que a gratidão é um atalho mental para mais paciência. Em um estudo, ele descobriu que as pessoas que faziam um breve exercício de escrita sobre algo pelo qual eram gratas estavam mais dispostas a abrir mão de recompensas menores agora por recompensas maiores depois. Contar suas bênçãos – mesmo que elas não tenham nada a ver com o atraso – pode lembrá-lo do valor de ser membro de uma sociedade humana cooperativa e da importância de “não ser um idiota”, diz DeSteno.
Isso é algo que posso tentar. Em um passeio recente com meu amigo que anda devagar, acho que é fácil reunir gratidão. Eu penso com carinho em seu senso de humor encantador, nossos passeios divertidos, seu apoio em tempos difíceis. Enquanto caminhamos, languidamente, para um restaurante, sinto-me momentaneamente livre da minha raiva na calçada. Eu poderia realmente consertar este mecanismo mal adaptado tão facilmente? No entanto, quando esse caloroso sentimento passa por mim no restaurante, começo a falar baixinho sobre o garçom, a cozinha e o bonde de volta. Estou furioso com a minha raiva; parece que está durando para sempre.
Da próxima vez, é melhor eu apenas entreter em casa.
Chelsea Wald é escritora freelancer de ciências, radicada em Viena, na Áustria. Os moradores locais a conhecem como aquela que “apresenta um rosto mau”.
Este artigo foi publicado originalmente em nossa edição “Slow” em março de 2015.